sábado, 3 de julho de 2010

Questionamentos, idéias, ações e 17 galinhas mortas – o que seria a Sustentabilidade?

Alguns meses atrás, pensei que realmente tivesse tido uma grande idéia. Como em minha casa já havia duas cachorras de grande porte, resolvi levar o filhote (o “Chantilly”) de uma delas para um sítio. O grande espaço aberto que existia e a vida um pouco mais selvagem fariam bem a ele. Embora, nos meus pensamentos mais abissais talvez tenha transferido para o filhote as minhas vontades, realmente estava confiante que seria uma atitude apropriada. No entanto, não contava com seu aguçado paladar para galinhas, e especialmente galinhas do caseiro. Ao final de seis meses foram 17 galinhas mortas e 250 reais a menos na minha conta. O Chantilly voltou para a minha casa e concluí que não tivera uma boa idéia.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

O IPÊ e a Economia do Século XXI (por Cláudio Pádua)


Nesse começo de século fica cada vez mais clara a necessidade de nos engajarmos numa nova economia que garanta a nossa sobrevivência no planeta Terra. Ela deve ser “descarbonizada”, sustentável e com a biodiversidade no centro do fluxo econômico. Deve, também, ser base para cidades sustentáveis, harmônica com o meio rural, com a criação de paisagens e o desenvolvimento de políticas públicas que permitam a convivência entre o agronegócio, a sustentabilidade familiar e a coexistência pacífica com o restante da biodiversidade de cada região. Foi por esse motivo que nossa instituição desenvolveu o Modelo IPÊ de Conservação, e o tem aplicado em cinco regiões do Brasil.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Biodiversidade em foco

© Renato De Giovanni

Passiflora amethystina J.C. Mikan. Espécie não cultivada de maracujá silvestre (originalmente descrita por Johann Christian Mikan, naturalista que integrou a expedição austríaca ao Brasil no início do século 19). É encontrada com frequência na natureza, desde os estados do Mato Grosso, Goiás e Bahia até o Rio Grande do Sul. Possui frutos comestíveis com polpa sucosa e doce, porém não muito apreciados. Fonte: Lorenzi,  H. et al. "Frutas brasileiras e exóticas cultivadas (de consumo in natura)", Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2006.

Inventário da flora do Brasil


Em 10 de abril de 1817 zarpava de Trieste em direção ao Brasil a fragata Áustria, integrando uma comitiva que acompanharia a futura imperatriz do Brasil, Dona Leopoldina da Áustria. O casamento entre a princesa austríaca e o príncipe herdeiro do trono português, Dom Pedro de Alcântara, proporcionou a oportunidade de organizar uma grande missão científica ao Brasil. À bordo da fragata estavam os pesquisadores Johann Baptist von Spix e Carl Friedrich Philipp von Martius. No total, a comitiva contava com 14 naturalistas, além de desenhistas e pintores.