segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Como evitar ataque de tubarões

Os ataques de tubarões são um dos acidentes mais doloridos que existem. Pela presença de várias faixas de dentes na boca, qualquer pequena mordida literalmente rasga a pele e os músculos. Mas embora haja casos de ataque a ser humano, nós não fazemos parte de sua dieta. A razão é que os tubarões enxergam muito mal e apenas percebem que não fazermos parte do cardápio após darem um provadinha. É por esse motivo que, normalmente, as mortes ocorrem por hemorragia e não pelo fato de vítimas serem devoradas.

No Brasil, o local onde mais ocorrem ataques de tubarões é no litoral de Pernambuco, em Recife, e mais especificamente em um trecho de 20Km de praia. Apenas nessa faixa já ocorreram mais de 50 ataques.

Para entender quais seriam as possíveis causas do aumento no número de ataques, o Laboratório de Oceanografia Pesqueira- LOP, do Departamento de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco, tem conduzido pesquisas intensivas sobre os tubarões na área. O intuito é entender as características do local, os hábitos alimentares do tubarões, as características da população etc.

Uma conclusão preliminar é que diversos fatores podem estar relacionados, como elevação do número de surfistas e banhistas na região principal, presença de pesca de arrasto de camarão próximo às praias da área afetada e a topografia submarina da região. Contudo, o principal fator, e o realmente importante, foi a construção do Porto de Suape ao sul de Recife.

A construção do porto resultou no desvio do curso de dois rios, o Ipojuca e o Merepe. Essa área era frequentada por fêmeas do tubarão cabeça-chata como área de parto, pois tratava-se de uma região de estuário com uma rica fauna que sustentava o crescimento dos filhotes. A partir da degradação ambiental com a construção do porto, a quantidade de alimento diminuiu e um número maior de fêmeas dessa espécie começou a se deslocar para o estuário mais próximo, o do rio Jaboatão. Esse rio, que está localizado ao norte, desemboca exatamente nas praias da região metropolitana do Recife, onde (adivinhem) ocorreram todos os ataques. Essa hipótese foi confirmada pois capturaram, diversas fêmeas grávidas de cabeça-chata no estuário do rio Jaboatão.

Eis o resumo dessa história: Quando as espécies que existiam no estuário e serviam de alimento para os tubarões naquela região, foram localmente extintas, os tubarões começaram a explorar outros locais, e algumas vezes confundiam surfistas e banhistas com alimentos.

Com isso os tubarões que normalmente comem quietos, fazem parte de um sistema complexo que nos permite uma melhor harmonia. Mas, se incomodados, o bicho começa a pegar!

Um comentário:

  1. Como morador da Região Metropolitana de Recife e eventual frequentador da praia de Boa Viagem não percebo o aumento do número de banhistas e surfistas como uma possível causa.
    Mesmo antes os ataques ocorrerem com maior frequência e virarem notícia, o número de pessoas que entravam no mar já era menor do que o número apenas de surfistas que frequentavam a praia nas décadas de 1980 e 1990.

    A degradação dos rios e estuários locais e a pesca ostensiva com certeza contribuem para os ataques mas, o Porto de Suape é de longe apontado como fator determinante para a migração dessas populações. Se trata de uma construção que se estende por milhares de hectares ao longo do litoral e foz dos rios, estes últimos meandrados como se fossem canaletas.

    E está em pleno processo de expansão em cima de cerca de 800 hectares de mangue!Com apoio dos órgãos públicos e em nome do desenvolvimento...

    Att,
    Gabriel Faria.
    Biólogo/Cientista Ambiental

    ps: Como de praxe em populações que têm seus recursos reduzidos, os tubarões do litoral Sul de Pernambuco estão expandindo seu "cardápio" por falta de comida. Verdade que somos preteridos, mas registros fotográficos do Corpo de Bombeiros mostram que já comensamos a ser degustados...

    ResponderExcluir