sexta-feira, 4 de junho de 2010

Entrevista com Amy Birchall


Focada em negócios com inovação social, a VOLANS é parte Think-Tank, parte consultoria e parte Broker. Baseada em Londres e Singapura, trabalha globalmente com empresários, empresas, investimentos e governos no intuito de desenvolver e organizar soluções inovadoras para os desafios financeiros, sociais e ambientais. Nesta entrevista, Amy Birchall, Diretora de Projetos Estratégicos da VOLANS, fala sobre empreendedorismo social.


"Empreendedores Sociais: Uma poderosa peça na agenda Sustentável".



O que é um empreendedor social?

Amy: Os empreendedores sociais são aqueles que estão tentando trazer a solução para os problemas sociais, econômicos e ambientais. Existem muitas definições, Pamela Hartin (diretora do Skoll Centre for Social Entrepreneurship em Oxford), por exemplo, define usando a seguinte equação: Richard Branson (fundador do grupo Virgin) + Madre Teresa = Mohammed Yunus. Já a Ashoka define como indivíduos com soluções inovadoras para os problemas mais severos da sociedade. Em resumo, são pessoas, normalmente visionários, que criaram empresas com modelos de negócio, produtos e serviços inovadores; algumas visando o lucro e outras não.


Você poderia exemplificar alguns empreendedores sociais bem sucedidos e suas atividades?

Amy: Vou citar três exemplos bem interessantes:

1) Mohammed Yunus, banqueiro e economista, fundador do Grameen Bank (GB). O seu banco fornece crédito para a população mais pobre da área rural de Bangladesh sem comprovação de renda. Em Abril de 2010, o banco apresentava 8,10 milhões de mutuários sendo 97% mulheres. Com 2564 franquias, GB fornece serviço em 81 355 vilas, cobrindo mais de 97% de todas as vilas de Bangladesh.

2) Jeff Skoll, criador e fundador da eBay, dirige o Skoll Foudation, organização focada em investimento em empreendedores sociais. Ele também ajudou a fundar outras empresas sociais, como por exemplo, a Participant Media; uma empresa de entretenimento que foca inspirar mudanças sociais, ela é, por exemplo, a produtora do filme Uma Verdade Inconveniente.

3) Outro exemplo é o chefe de cozinha, Jamie Oliver, e seu restaurante Fifteen. Além de produzirem pratos de alto padrão, eles empregam, inspiram e treinam jovens sem perspectivas. A intenção do Olivier para o futuro é construir uma empresa social global. Hoje esse modelo já é replicado em todo Reino Unido, Amsterdã e Melbourne (Austrália).


Que exemplos de empreendedores você destacaria no Brasil?

Amy: Existem inúmeros empreendedores sociais no Brasil. Poderia citar:

1) André Albuquerque, premiado pela Fundação Schwab como empreendedor social do ano de 2009. Ele criou a Terra Nova, uma empresa comprometida na regularização de terrenos ocupados ilegalmente em áreas urbanas no Brasil.

2) Cláudio e Suzana Pádua, juntos eles criaram a ONG IPE, na qual promove a conservação e desenvolvimento sustentável dos recursos naturais do Brasil, e em 2006, junto com a Natura Cosméticos, criaram uma universidade (ESCAS) para desenvolver o empreendedorismo social no Brasil.

3) David Hertz, fundador da Gastromotiva, um programa desenvolvido para criar melhores oportunidades para jovens pobres através de cursos de culinária (ideia semelhante ao do chefe de cozinha Jamie Oliver).

Você acha que os empreendedores sociais podem criar a mudança social em larga escala na qual precisamos?

Amy: Muitos empreendedores sociais apresentam visão, direção e paixão para criarem uma mudança social, no entanto, é preciso um envolvimento maior da sociedade para fazer mudanças em escala global. Em um artigo recente para a McKinsey & Company, Um Novo Paradigma para Mudança, John Elkington identifica que sem o engajamento de outros setores, os empreendedores sociais sozinhos não serão capazes de nos levar as mudanças necessárias até 2050. Ele coloca que é preciso mudanças de modelos mentais, comportamento e paradigmas – apenas integrando todas essas variáveis conseguiremos desenhar um novo paradigma econômico. Contudo também destaca esses empreendedores como fundamentais para uma mudança. Na Volans, nós buscamos apoiar e engajar empreendedores sociais para criarem modelos de negócios consistentes. Conectamos pessoas, ideias e recursos para realizarem mudanças, e fornecemos ferramentas que ajudam os empreendedores sociais entenderem a realidade do seu publico alvo e acelerar o impacto no mercado, instituições e economia.

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