segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Programa Cidades Sustentáveis




Na sexta-feira, dia 19, o Teatro Anchieta, no SESC Consolação, sediou o lançamento do Programa Cidades Sustentáveis, uma iniciativa apartidária conjunta entre a “Rede Latino-americana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis” (RedCiudades) e a “Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis”. O Programa oferece uma agenda de promoção da sustentabilidade em diferentes áreas de gestão pública através de indicadores distribuídos em 12 eixos temáticos de aspectos sociais, culturais, políticos ambientais e econômicos, visando sua integração na gama de compromisso dos candidatos a prefeitos.


A força motriz e principal alvo do inovador Programa Cidades Sustentáveis é de fato o poder público. Através do seu conjunto de ferramentas, campanhas e acompanhamento de desempenho, o programa se propõe a por em pauta na agenda governamental as novas questões e propostas, que emergem frente aos desafios atuais e futuros, e as transformar em políticas públicas.


Por que as cidades?


Atualmente, mais de 50% da população mundial vive em zonas urbanas. Somente no Brasil esse número cresce para 85% e a projeção ao longo dos anos é de aumento contínuo. Frente a esse cenário, são de extrema urgência a criação e realização de uma agenda com compromissos e metas formalizados pelo poder público em busca de soluções para os impactos dos crescimentos espaciais e populacionais.


A escolha das cidades também reflete maior potencial de mobilização da sociedade civil, uma vez que reconhece e interage com os problemas existentes em uma escala de proximidade muito maior. Sua atuação não se restringe apenas à divulgação e ao acompanhamento do programa, mas principalmente através da sugestão de novos temas para a Plataforma, da articulação para que os candidatos assinem a carta compromisso do Programa e, principalmente, através do voto em candidatos signatários.


Qual o papel das empresas no Programa?


As empresas que buscam tratar a sustentabilidade de modo transversal em todas as áreas do negócio também possuem, assim como a sociedade civil, um importante papel na alimentação da Plataforma e na divulgação do Programa e seus objetivos. Através, por exemplo, da promoção de debates entre os candidatos sobre as questões que concerne à sustentabilidade nas cidades e do patrocínio de campanhas de candidatos signatários da Carta. Além disso, pode atuar diretamente na busca pela melhoria no desempenho dos indicadores, através de parcerias com o poder público junto a outros segmentos da sociedade.


Para maiores detalhes sobre o Programa Cidades Sustentáveis, acesse o site.


Para conhecer a Plataforma Cidades Sustentáveis, os 12 eixos temáticos, seus indicadores básicos e gerais e os casos de exemplo nacional e internacional, acesse a publicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário