terça-feira, 22 de junho de 2010

Não compre gato por lebre! Saiba como identificar produtos orgânicos nos hipermercados!

Cansad@ de gastar muito tempo lendo pequenos rótulos ou de ser enganado por embalagens dúbias? Pois abaixo seguem 10 dicas de como diferenciar rapidamente os produtos orgânicos dos convencionais nas lojas do Carrefour e nas unidades do Pão de Açúcar e Extra (do Grupo Pão de Açúcar):
  1. Em ambas redes todas as frutas e legumes são embaladas com plástico numa bandeja de isopor verde! Atenção: existem outras FLV convencionais embalados da mesma forma, mas em bandejas de isopor branco!
  1. Apesar dos diversos fornecedores, todas as frutas, legumes e verduras do Carrefour são certificadas pelo selo do IBD (Instituto Biodinâmico).
  1. Apesar dos diversos fornecedores, todas as frutas, legumes e verduras do Grupo Pão de Açúcar são certificadas pelo selo da EcoCert.
  1. Todas as FLV Orgânicas do Carrefour possuem, em sua embalagem, rótulo da marca Viver Orgânico. Atenção: Viver é uma marca do Carrefour de produtos de linha natural e de logo verde. Existem Viver Light, Viver Diet, Viver Orgânico, etc.
  1. Todos os produtos, industrializados ou in natura, da linha Viver Orgânico são certificados.
  1. Todas as FLV Orgânicas do Pão de Açúcar possuem, em sua embalagem, rótulo da marca Taeq Orgânico. Atenção: Taeq é uma marca do Pão de Açúcar de produtos de linha natural e de logo verde. Existem Taeq Light, Taeq Diet, Taeq Orgânico, etc.
  1. Todos os produtos, industrializados ou in natura, da linha Taeq Orgânico são certificados.
  1. Cuidado com as FLV do Carrefour com o rótulo azul escrito “Carrefour Selecionado”, pois esses alimentos não são orgânicos, mas sim convencionais selecionados (seja lá o que isso signifique).
  1. Cuidado com as FLV do Pão de Açúcar com o rótulo azul escrito “Qualitá Selecionados”, pois esses alimentos não são orgânicos, mas sim convencionais selecionados (seja lá o que isso signifique).
  1. Os produtos orgânicos industrializados de ambas redes possuem variados selos, por isso, é bom sempre checar! Em algumas lojas, eles são identificados com a placa “orgânicos” nas prateleiras e ainda são disponíveis em várias seções, inclusive dispostos em tendas temáticas ao lado das FLV.
Agora que você já sabe diferenciar produtos orgânicos dos convencionais nos supermercados, mas ainda se sente incomodado com suas embalagens de plástico-isopor e a quantidade de lixo que elas produzem, que tal comprar diretamente com o produtor em feiras orgânicas? Confira os locais e horários de funcionamento dessas feiras em vários municípios do Brasil no endereço: http://www.planetaorganico.com.br/qvbras.htm Dessa forma você contribui ainda mais com o meio ambiente e com os pequenos produtores:-)

2 comentários:

  1. Olá Ana,

    Vc chegou ao ponto: por mais difícil que seja nos organisamos no cotidiano entre o trabalho e a vida doméstica o esforço de comprar direto do produtor orgânico é sempre mais vantajoso. Livra a todos de vários problemas ... e todos acabam ganhando mais do ponto de vista econômico, social e ecológico, e, até mesmo pessoalmente, formando vínculos inter-pessoais e políticos ...
    Abs
    Rafael - IPÊ - AM

    ResponderExcluir
  2. Errata: Lê se organizarmos ... kkk

    ResponderExcluir